Você já ouviu falar em viscossuplementação?

Doenças relacionadas com a idade, normalmente, obrigam seus portadores a procurar tratamentos menos agressivos e com respostas mais rápidas para, assim, melhorar a qualidade de vida deles. As enfermidades que atingem as articulações são comuns, por isso, a cada dia, aparecem métodos eficazes para combater ou aliviar tais problemas, por exemplo, a viscossuplementação, que é um recurso usado para o tratamento da osteoartrose.

Para tirar todas as dúvidas, hoje trazemos uma entrevista com o dr. Breno Pigozzo, ortopedista da Medcenter, que vai falar um pouco mais sobre o assunto.

O que é viscossuplementação?

Dr. Breno: Esse procedimento consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico (AH) que lubrifica e nutre os tecidos cartilaginosos.

Qual a função do ácido hialurônico?

Dr. Breno: As células da membrana sinovial são responsáveis por produzir naturalmente o ácido hialurônico, que faz parte da estrutura do líquido sinovial, e sua função é lubrificar as articulações.

Quanto tempo o tratamento dura?

Dr. Breno: Depende do caso e do paciente em questão, mas o intervalo para que seja realizada outra aplicação, em média, é de seis meses a um ano.

Qual o objetivo dessa aplicação de ácido hialurônico?

Dr. Breno: Quando as células não conseguem mais produzir o AH, acaba ocorrendo um desgaste da cartilagem por falta da lubrificação na região, então, o objetivo é simplesmente lubrificar e, assim, diminuir os sintomas e as dores causadas pela condição.

Qual é o efeito esperado depois da aplicação?

Dr. Breno: Sem dúvida, o resultado almejado é o alívio do principal sintoma, que é a dor causada pela osteoartrose. O controle da dor é importante para promover conforto ao paciente e para que ele obtenha melhores resultados com a fisioterapia e, dessa forma, alcance a reabilitação para desfrutar de qualidade de vida.

Esse procedimento anula a necessidade de cirurgia?

Dr. Breno: Se o paciente já está encaminhado para a cirurgia, esse procedimento não vai substituir o ato cirúrgico, mas é uma forma de adiá-lo e, muitas vezes, evitá-lo, já que, com o alívio dos sintomas, o paciente consegue ter melhor qualidade de vida.

Quais são os principais benefícios da viscossuplementação?

Dr. Breno: Além da redução da dor, que já citamos anteriormente, a aplicação de AH ajuda indiretamente a otimizar a movimentação dos membros.

Como é feito o procedimento?

Dr. Breno: É um processo simples, que leva apenas alguns minutos para ser realizado, e normalmente é feito no consultório médico.

Depois da aplicação pode fazer atividades físicas normalmente?

Dr. Breno: É preciso evitar grandes esforços, sobretudo nas primeiras 48 horas. As atividades normais do dia a dia devem ser mantidas, mas é necessário tomar certos cuidados e respeitar o repouso para ajudar na recuperação.

Suplementar com ácido hialurônico pode ser uma saída para ajudar pessoas que enfrentam problemas nas articulações, porque, além de ser um procedimento simples, consegue gerar resultados mais imediatos.