Saúde do homem: quais são as principais queixas sobre bem-estar sexual e reprodutivo entre eles?

A falta de hábitos saudáveis pode estar ligada à maioria das reclamações nos consultórios

A vida sexual é uma grande montanha-russa: dias favoráveis e desfavoráveis são comuns tanto para homens quanto para mulheres, e isso pode estar ligado à rotina, ao estilo de vida, a cuidados com a saúde e à idade.

Existem muitas teorias e queixas sobre o bem-estar sexual masculino, que até hoje é considerado um tema tabu, porém, é de extrema importância trazer esse assunto para debate, como explica o dr. Gabriel Campos, urologista da Medcenter: “Existe um preconceito enorme em falar da vida sexual dos homens, e isso acaba prejudicando o bem-estar deles de modo geral, pois, em muitos casos, esses pacientes não fazem consultas preventivas ou de acompanhamento.”

Há algumas reclamações que sempre são ouvidas em consultórios. Ejaculação precoce, disfunção erétil, dor durante a penetração, monotonia, pouca frequência sexual e baixa libido são alguns dos assuntos recorrentes. “Problemas fisiológicos, metabólicos, insegurança, medo, ansiedade e estresse são alguns pontos a serem observados e que podem desencadear dificuldades na vida sexual”, explica o dr. Gabriel.

Segundo o urologista, existem várias causas para problemas que afetam o aparelho reprodutivo e sexual masculino, e a infecção é uma delas. “Alguns vírus podem causar inflamações muitas vezes graves, que podem provocar infertilidade e até mesmo câncer. Estudos recentes mostraram que o Sars-CoV-2 é um exemplo de vírus capaz de prejudicar a saúde reprodutiva masculina, por causa de sua afinidade pelos testículos.”

“Um ponto importante a ser observado são os vícios e a rotina diária – o abuso de drogas legais e ilegais é responsável por causar prejuízo à saúde e afeta diretamente o desempenho sexual. O álcool, por exemplo, desequilibra os hormônios e abala os níveis de testosterona, serotonina e progesterona, o que dificulta a circulação sanguínea, prejudicando a ereção”, finaliza o dr. Gabriel.

Manter hábitos saudáveis é fundamental para preservar a saúde do aparelho reprodutivo e sexual masculino.

A orientação é que, em casos de anormalidade, o paciente procure um profissional especializado, e aqui na Medcenter temos diversas especialidades, inclusive urologia. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato pelo telefone (21) 3268-3492 ou por WhatsApp: (21) 99056-8583.