Músculo da alma: saiba mais e entenda por que ele pode causar estresse

Músculo da alma: saiba mais e entenda por que ele pode causar estresse

A influência do modo de viver na saúde

A vida contemporânea é dotada de vários afazeres, em que cada minuto é importante para a realização das obrigações. A agitação do dia a dia afeta, cada vez mais, a saúde das pessoas, e o corpo fala quando está sobrecarregado, sendo a dor a mensageira de que algo está errado. O músculo psoas, popularmente conhecido como “músculo da alma”, é um dos principais locais afetados pelo estresse, maus hábitos e a postura errada que é adotada diariamente.

O psoas é um dos músculo que realizam a ligação entre a coluna vertebral e as pernas, como explica o dr. Breno Pigozo, ortopedista da Medcenter: “É um músculo pequeno na bacia que participa da rotação interna do quadril. Ele é um dos responsáveis por estabilizar o eixo dorsal, proporcionando maior apoio por meio do tronco, e ainda auxilia o equilíbrio.”

As reações físicas e emocionais estão associadas ao “músculo da alma”, já que, quando estressado de forma contínua, envia impulsos ao corpo que podem gerar dores. Ou seja, por estar ligado ao diafragma e ao sistema nervoso central, é considerado um mensageiro das emoções e dos reflexos corporais.

Segundo o ortopedista, “o estilo de vida moderno contribui para o desequilíbrio do músculo, em virtude do estresse e da ansiedade, incluindo horas sentados, que cooperam para impactar a qualidade de vida do paciente em geral”.

Poucas pessoas sabem, mas é de extrema importância estar atento aos pequenos sinais que são enviados pelo corpo, assim, todo acompanhamento com especialista é fundamental.

Aqui na Medcenter disponibilizamos atendimento em diversos campos da medicina, inclusive ortopedia. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato por telefone: (21) 3268-3492 ou WhatsApp: (21) 99056-8583.