Milium na pele: como tirar e por que se forma?

Milium na pele: como tirar e por que se forma?

Uma lesão benigna, mas que afeta a estética

Qualquer alteração na pele, órgão que recobre toda a superfície do corpo humano, como manchas, cistos, verrugas ou até mesmo acne, incomoda muito, principalmente quando acontece no rosto. Além da questão estética, essas marcas podem impactar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. O milium – uma bolinha branca no rosto que às vezes é confundida com acne (cravo branco) – é uma dessas condições que se formam na pele, mais frequentemente no rosto.

Segundo a dra. Milena Pimentel, dermatologista da Medcenter, os miliuns, ou milios, são pequenos cistos preenchidos por queratina, substância produzida pelo corpo, que normalmente se apresentam de forma assintomática e podem surgir em qualquer faixa etária, até mesmo em recém-nascidos. Ela ainda ressalta que não existe um tipo de pele mais propenso ao surgimento deles. “Há relatos de coceira, mas, na maioria dos casos, os miliuns não estão associados a nenhum sintoma nem causam problemas de saúde”, complementa a dermatologista.

Para a confirmação do diagnóstico, é importante consultar o médico dermatologista, mas não é necessário, na maior parte dos casos, realizar exames complementares. O especialista poderá excluir a possibilidade de outro tipo de lesão, como acne, por exemplo, além de conduzir o tratamento mais adequado.

A terapêutica é feita por meio da remoção da lesão com o auxílio de uma agulha fina ou de um extrator de comedão após o uso de creme anestésico, o que torna o procedimento indolor, rápido e simples. É importante enfatizar que a intervenção deverá ser conduzida por um médico dermatologista, pois cada paciente tem suas necessidades e particularidades, e que não se deve tentar remover os miliuns por conta própria pelo risco de machucar a pele.

Aqui na Medcenter disponibilizamos atendimento em diversos campos da medicina, inclusive dermatologia. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato por telefone (21) 3268-3492 ou WhatsApp: (21) 99056-8583.