Medicina integrativa: você sabe o que é

Medicina integrativa: você sabe o que é

A prática que visa a uma relação próxima entre paciente e médicos

A evolução da medicina é necessária para que novos avanços, principalmente em tratamentos, sejam feitos, a fim de garantir melhor qualidade de vida dos pacientes. A medicina integrativa vem ganhando destaque entre pacientes com doenças crônicas por causa de sua efetividade.

Segundo a dra. Monica Giesta, clínica geral da Medcenter, a medicina integrativa é uma grande parceria entre o médico e o paciente, “é uma prática que preconiza cuidar do paciente como um todo, abrangendo não só os aspectos físicos, mas o emocional, o físico e o mental”.

Nessa modalidade, as doenças são vistas como um desequilíbrio de todo o sistema, por isso não só a doença é levada em consideração, mas, sim, o indivíduo como um todo, e isso exige uma ação conjunta de diversos profissionais, alinhados com as necessidades do paciente.

O paciente é a peça fundamental, porque sua participação deve ser a mais ativa possível. E isso vai além de seguir a rotina de tomar medicamentos ou realizar procedimentos: “o paciente precisa estar disposto a colaborar, mas não basta apenas seguir os horários dos remédios ou realizar exames, é necessária a dedicação à qualidade da alimentação, a práticas de atividades físicas e às demais solicitações feitas pelo corpo médico”, explica a médica.

É importante ressaltar que as ações adotadas pela medicina integrativa não visam substituir o tratamento tradicional, mas complementá-lo para alcançar o bem comum, que seria uma melhor qualidade de vida e a cura do paciente. É uma junção da medicina convencional com a medicina complementar, por isso ela é tão vantajosa quando indicada.