Quando começar a suspeitar de endometriose?

Conhecer o próprio corpo é um grande passo para conseguir identificar os sintomas

Para algumas mulheres, ter dores sem causa definida faz parte da rotina, mas você sabia que as cólicas podem não ter a ver com o ciclo menstrual propriamente dito?

A endometriose atinge milhares de mulheres e ocorre quando o endométrio – tecido que reveste o útero – se expande para a área externa e atinge outros órgãos, por exemplo, as trompas, os ovários e os intestinos. E apesar de ter potencial para gerar sofrimento, é uma doença que não tem a devida atenção quando falamos de saúde pública.

Para combater a endometriose, o diagnóstico precoce é fundamental. Mas como suspeitar da presença da doença? Separamos, a seguir, algumas perguntas que podem ajudar a identificar a condição.

– Há histórico familiar com diagnóstico de endometriose?

– Sente dores durante as relações sexuais?

– No período que antecede a menstruação há sintomas de diarreia, prisão de ventre ou algo que envolva o sistema intestinal?

– O período menstrual é doloroso e intenso?

“A doença muitas vezes é camuflada por causa de seus sintomas, como cólicas menstruais dolorosas, dor durante as relações sexuais, fadiga, exaustão e sangramento menstrual intenso e desregulado. Como estes são sinais que as mulheres entendem como “normais”, acaba prejudicando o diagnóstico da endometriose, pois são vistos como esperados”, explica a dra. Laura Barcellos, ginecologista da Medcenter.

Ao notar um desses sintomas, a orientação é que a mulher procure um especialista para que seja feita uma investigação com o intuito de fechar um diagnóstico. Segundo a dra. Laura, identificar a doença não é simples: “A história clínica e o exame físico fazem um diagnóstico presuntivo e autoriza o tratamento, por isso as consultas de rotina são tão importantes, pois são elas que mapeiam o histórico da paciente.”

Conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% das mulheres com infertilidade possuem endometriose, e dificuldade para engravidar é uma realidade para diversas outras pacientes que têm a enfermidade.

Mas é possível evitar a endometriose? Ainda não há descobertas sobre a causa da doença, por isso não existem recomendações efetivas para sua prevenção. “Manter uma rotina com hábitos saudáveis e com visitas periódicas ao seu médico é o melhor método para conseguir garantir um diagnóstico precoce.”

Para cada paciente existe um tratamento adequado, como explica a ginecologista: “É preciso ficar atento às vontades da mulher; se há desejo de engravidar, é importante seguir com um tratamento para alívio dos sintomas, mas com foco no aumento das chances de gestação. Para as mulheres que não têm interesse em engravidar, o foco é totalmente no alívio dos sintomas.”

A conscientização da endometriose é extremamente importante para que todas as mulheres consigam entender a doença e manter a saúde em dia, por meio de visitas ao ginecologista de forma regular. Aqui na Medcenter, temos assistência integral para as pacientes que precisam de acompanhamento. Contamos com ginecologistas, nutricionistas, endocrinologistas e outros médicos. Agendamento por WhatsApp: (21) 99056-8583 | telefone: (21) 3268-3492 | site: www.medcentersauderio.com.br/marque-sua-consulta.