A angiologia é uma especialidade médica dedicada a cuidar do sistema circulatório, que é formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e vasos linfáticos e das doenças que os atingem
Ao notar sintomas como:
A cardiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento de doenças do coração e do sistema circulatório.
Os sintomas relacionados às doenças cardíacas não podem ser deixados de lado e o diagnóstico precoce oferece mais qualidade de vida aos pacientes cardiopatas.
A clínica geral ou medicina interna é a especialidade que cuida da saúde de adultos de uma forma integral, aplicando os conhecimentos gerais do médico sobre o corpo humano. É a área de onde derivam-se todos os outros campos da medicina.
Ao sinal de qualquer sintoma de qualquer doença, o clínico geral está apto a te ajudar. Caso haja necessidade, o médico o indicará para uma outra especialidade.
Adicionalmente, deve-se procurar o clínico geral nas seguintes situações:
A dermatologia é uma especialidade médica voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.
Os dermatologistas estão habilitados a tratar doenças como: acne (espinhas), alergias de pele, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra), câncer da pele, doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Ao notar sintomas como:
A endocrinologia é responsável pelo estudo do sistema endócrino, ou seja, das glândulas de um modo geral e suas secreções específicas. O endocrinologista pode auxiliar nos campos da andropausa e menopausa, distúrbios menstruais e hormonais, diabetes, distúrbios da tireoide, obesidade, osteoporose, reposição hormonal, entre outros.
A ginecologia é o campo da medicina que trata da saúde da mulher de todas as idades e do sistema reprodutor feminino. O ginecologista é responsável pelas consultas de rotina, prescrição de métodos contraceptivos, orientações sobre sexualidade, gravidez e tratamento para menopausa, infertilidade e investigação do câncer de mama.
É indicado que todas as mulheres procurem o ginecologista a partir da puberdade, ou seja, após a primeira menstruação. Periodicamente é solicitado uma consulta com este especialista para realização de exames.
Mas alguns sintomas também indicam a necessidade de recorrer ao ginecologista, como:
A homeopatia é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa e complementar para o tratamento de quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas.
A ciência utiliza as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las. Para isso, essas substâncias são bem diluídas em água, até que fiquem em uma quantidade que seja suficiente para aliviar esses sinais, em vez de intensificá-los. A homeopatia engloba mais de 2 mil tipos de remédios naturais de fontes vegetal, mineral ou animal.
A homeopatia pode ser utilizada para ajudar a tratar vários tipos de doenças, sendo que as mais comuns:
Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso, especificamente que lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo seus revestimentos (vasos sanguíneos e todos os tecidos, como músculos).
Ao notar sintomas como:
A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa das emoções e do comportamento sob a ótica do funcionamento do cérebro. O neuropsicólogo utiliza a Avaliação Neuropsicológica, empregando técnicas para relacionar um comportamento do indivíduo com alguma lesão ou disfunção cerebral.
O neuropsicólogo auxilia no diagnóstico de doenças como o Alzheimer, dislexia e alterações comportamentais como a epilepsia e fobias, por exemplo. Além de analisar como malformações, alterações genéticas ou qualquer circunstância que afete o sistema nervoso causam déficits na cognição e mudanças no comportamento.
A nutrição é um campo da área da saúde que envolve ações no âmbito dietético e nutricional dos indivíduos. O especialista em nutrição ou nutricionista é um profissional capacitado para promover uma reeducação alimentar e o equilíbrio de nutrientes por meio da alimentação saudável, desenvolvendo dietas que se encaixam nos hábitos de vida do paciente.
Um nutricionista poderá auxiliá-lo a adotar hábitos alimentares saudáveis e isso pode ser feito em qualquer momento da vida. Entretanto, algumas situações específicas requerem a ajuda desse profissional, como:
Doenças, traumas e deformidades de ossos, músculos, articulações e ligamentos formam o campo de estudo da ortopedia. O médico ortopedista é o responsável por diagnosticar e tratar os problemas do aparelho músculo-esquelético.
Otorrinolaringologia é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.
Ao notar sintomas como:
A pediatria é a especialidade que se dedica à saúde de crianças e adolescentes. O pediatra acompanha os pacientes em toda as fases da infância até a adolescência com objetivo de tratar e prevenir doenças exclusivas ou não dessa faixa etária. Além disso, o médico é responsável pelas orientações preventivas como imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e por dar informações necessárias para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.
O pediatra pode ser consultado ainda na gravidez. A consulta na reta final da gestação vai ajudar a tirar dúvidas da futura mamãe e o médico poderá verificar alguma intercorrência na gravidez que possa influenciar na saúde da criança, por meio dos exames realizados no pré-natal.
Após o nascimento é indicado que a primeira consulta seja feita entre o 5º e 10º dia de vida. Após isso, os intervalos das consultas ficam um pouco maiores, normalmente com um mês até 1 ano de idade. Para crianças a partir dessa faixa etária, as consultas podem ser trimestrais. E de 6 aos 18 anos, anuais.
Proctologia é um ramo da gastroenterologia que se dedica ao estudo e tratamento das patologias do reto e do ânus.
Ao notar sintomas como:
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e suas interações com o ambiente físico e social. Baseia-se na análise dos indivíduos em sua complexidade, como seres únicos, mas também inseridos em um contexto social, compreendendo suas relações com grupos e a sociedade.
O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir, acompanhar e tratar problemas emocionais e doenças mentais.
Psicoterapia - consiste no acompanhamento e tratamento de questões emocionais dos pacientes.
Orientação Vocacional - reúne o conjunto de técnicas e orientações que auxiliam, de forma individual ou coletiva, determinadas escolhas. Bastante presente no Ensino Médio, que antecede o Vestibular. São identificadas as aptidões, observada a personalidade e os interesses do candidato de forma a traçar um perfil profissional adequado.
Orientação psicológica - é uma alternativa de ajuda terapêutica e seu objetivo fundamental é oferecer informação, orientação e encaminhamento adequado àqueles que procuram algum tipo de assistência psicológica, propiciando ao interessado, alternativas de ajuda para suas demandas e problemáticas.
Orientação Profissional – reúne conjunto de técnicas que auxiliam a conduzir o indivíduo ao reconhecimento e aproveitamento integral de suas potencialidades e capacidades, a fim de desenvolver competências, melhorando significativamente sua performance profissional.
Ao notar sintomas como:
A psicologia infantil ajuda a identificar os medos, receios e insatisfações, através de um trabalho com as dificuldades pessoais dos pequenos. Pode ser definida como uma intervenção que visa atender problemas diversos, que causam estresse emocional, interferem no dia a dia da criança, dificultam o desenvolvimento das habilidades adaptativas e/ou ameaçam o seu bem-estar.
Quando a criança apresentar mudança de comportamento, em casa, na escola, ou nas relações interpessoais, como:
A psiquiatria é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
Ao notar sintomas como:
A reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, ossos, músculos, tendões e os ligamentos. Estas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas.
Ao notar sintomas como:
A urologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. O urologista é o médico responsável por detectar e prevenir de doenças relacionados ao trato urinário, como câncer de bexiga, câncer de próstata, infertilidade masculina, impotência sexual, ejaculação precoce, incontinência urinária, pedra nos rins e infecções urinárias, por exemplo. Além de realizar tratamentos cirúrgicos.
Em ambos os sexos alguns sintomas indicam a necessidade de recorrer ao urologista. Mas aos homens é indicado que procurem um urologista pelo menos uma vez ao ano e iniciar o rastreio de câncer de próstata a partir dos 45 anos realizando exames de prevenção, como a dosagem de PSA e toque retal, que é um exame feito com o objetivo de verificar alterações na próstata que podem ser indicativos de câncer de próstata.