Primavera: estação provoca aumento de casos de alergia em crianças

Primavera: estação provoca aumento de casos de alergia em crianças

Alguns cuidados do dia a dia podem minimizar os sintomas

Setembro é marcado pelo início da primavera e, com ela, dias mais quentes e longos começam a fazer parte da rotina. As flores e as árvores começam a crescer e dar um toque especial à paisagem, por isso a primavera é uma das estações do ano em que as crianças ficam mais tempo ao ar livre.

Além de todas as flores e frutos que a primavera traz, a preocupação com as crises alérgicas, principalmente em crianças, também se intensifica, por conta da grande quantidade de pólen no ar. O organismo, então, ativa suas defesas e, por meio do sistema imunológico, tenta combater possíveis ameaças e invasores, que podem ser animais, alimentos, insetos e o próprio pólen.

Os pólens são alérgenos que podem induzir reação alérgica e seus sintomas, como rinite, conjuntivite, urticária e até crise de asma, como explica a dra. Vanessa Freire, pneumopediatra da Medcenter: “Esses são os principais problemas que aparecem durante a primavera; de acordo com suas características, essas condições são identificadas como alergias sazonais, pois os sintomas só aparecem em um período específico do ano, como acontece na primavera.”

Essas reações exageradas do sistema imunológico que provocam os sintomas das alergias em geral causam:

  • tosse seca;
  • coriza;
  • coceira nos olhos e no nariz;
  • espirro;
  • vermelhidão;
  • garganta seca.

Alguns cuidados do dia a dia podem ajudar a evitar os sintomas nos pequenos: lavar o nariz com soro fisiológico, evitar lugares com jardins, deixar as janelas abertas apenas no período da tarde e quando não tiver vento.

“Crianças que possuem o quadro alergênico, normalmente, não precisam fazer tratamento com medicamentos para o controle dos sintomas, mas é de extrema importância observar os sinais e fazer um acompanhamento com um profissional”, explica a pneumopediatra.

Os quadros alérgicos precisam de orientação específica. Aqui na Medcenter disponibilizamos atendimento em diversos campos da medicina, inclusive pneumopediatria. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato por telefone (21) 3268-3492 ou WhatsApp: (21) 99056-8583.