Cinco perguntas frequentes sobre dor nas costas

Cinco perguntas frequentes sobre dor nas costas

80% da população sofrerá com dor nas costas em algum momento da vida, afirma a OMS

O desgaste oriundo da prática de exercícios físicos em excesso pode ser uma das causas das dores nas costas. Nem sempre esse sintoma indica uma doença grave, mas é importante ficar atento. Normalmente, essas dores aparecem na região do pescoço, na lombar ou na cervical e são consideradas crônicas se durarem mais de três semanas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população sofrerá com dor nas costas em algum momento da vida, e a má postura é uma das principais causas da condição, que perde apenas para a dor de cabeça.

Hoje, o dr. Breno Pigozo, ortopedista da Medcenter, vai responder as cinco perguntas mais frequentes sobre essa questão.

Quais são as principais causas da dor nas costas?

Dr. Breno: Hoje, o principal fator que desencadeia essa condição é a má postura. Os hábitos ruins que a população adquiriu com o passar dos anos, como sedentarismo, obesidade e tabagismo, são potenciais causadores. Mas essas dores também podem estar ligadas a doenças como fibromialgia, hérnia de disco e cálculo renal, entre outras.

Todos terão dores nas costas em um dado momento?

Dr. Breno: Com a falta de hábitos saudáveis, é possível afirmar que, muito provavelmente, uma pessoa terá, pelo menos, um episódio de dor nas costas na vida. E isso só poderá ser evitado com a adoção de rotinas sadias.

Dor nas costas e lombalgia são a mesma coisa?

Dr. Breno: Não, a dor nas costas é algo abrangente que pega toda a extensão da coluna, um termo genérico. A coluna é dividida em quatro regiões: cervical, dorsal, lombar e sacrococcigiana, assim, a lombalgia é a dor que atinge, especificamente, a parte lombar.

Que exames auxiliam o diagnóstico da patologia?

Dr. Breno: Para obter esse diagnóstico, é preciso ter muita cautela. O primeiro passo é conversar abertamente com seu médico de confiança e fornecer o maior número de informações possível. Exames de imagem, como a tomografia e a ressonância magnética, são grandes aliados.

Quais são os tratamentos indicados?

Dr. Breno: Primeiro, é preciso entender em que parte das costas o paciente está sentindo dor para o especialista, então, indicar o tratamento correto. Mas, de modo geral, são recomendados fisioterapia, medicamentos e/ou cirurgias. Tudo vai depender da necessidade do paciente.

É extremamente importante ficar atento aos pequenos sinais que são enviados pelo corpo. Todo acompanhamento com especialista é fundamental.

Aqui na Medcenter disponibilizamos atendimento em diversos campos da medicina, inclusive ortopedia. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato por telefone: (21) 3268-3492 ou WhatsApp: (21) 99056-8583.