Brasil ganha seu primeiro guia de atividades físicas adaptado a realidades diferentes

Exercitar-se contribui para o bem-estar e a qualidade de vida

Praticar exercícios físicos de forma habitual é fundamental para melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa, por isso, o incentivo é cada dia maior para a realização dessas atividades. Exercitar-se com frequência ajuda não só a saúde física, mas também a mental, de forma que todos esses alertas são importantes. Quanto mais o corpo está em atividade, mais saúde será colhida, e para incentivar hábitos mais saudáveis, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

O sedentarismo é considerado o mal do século, porque a população começou a ter um estilo de vida menos ativo, conforme argumento a dra. Danielle Gregory, endocrinologista da Medcenter: “A modernidade tem coisas boas e ruins, e o sedentarismo é uma das desvantagens. Hoje as pessoas trabalham em casa e, por isso, pedem delivery, passeiam de carro e os encontros com amigos e familiares passaram a ser por videochamada; antigamente, as pessoas andavam, pedalavam, corriam, enfim, se exercitavam mais. O modo de vida da população mundial mudou, e o tempo para realizar atividades físicas diárias ficou limitado.”

O guia lançado pelo Ministério da Saúde foi produzido por cerca de 70 pesquisadores e é dividido em oito capítulos que abordam temas como intensidade e quantidade das atividades dispostas, como aeróbicas, de força e de equilíbrio. O conteúdo é voltado para todas as idades – crianças até 5 anos, adolescentes até 17 anos, adultos, idosos, gestantes, obesos, professores e pessoas com deficiência.

“Introduzir a atividade física desde os primeiros anos de vida de uma pessoa é o primeiro passo para que o exercício faça parte da rotina. Afinal, a prática ajuda a prevenir doenças; controla a pressão arterial; controla o peso; melhora a respiração; aumenta a sensação de satisfação e felicidade e melhora a flexibilidade, entre outros benefícios. Mexer-se é necessário e melhora a qualidade de vida”, explica a endocrinologista.

Ter acompanhamento profissional antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física e entender a importância do exercício para o corpo é vital para evitar os riscos que a vida sedentária traz – a ciência já comprovou os benefícios que as atividades físicas proporcionam para o organismo como um todo. Existem diferentes tipos de exercícios, dos mais simples, como uma caminhada, aos moderados, como a musculação, chegando até a prática de um esporte.