Silicone e saúde da mama

Silicone e saúde da mama

O que é preciso saber antes de fazer a cirurgia de aumento dos seios?

O aumento das mamas segue como um dos principais desejos relacionados com a cirurgia estética, sendo a cirurgia mais realizada no mundo, com quase 1,8 milhão de procedimentos ou 15,8% do total de cirurgias feitas, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O silicone – assim popularmente conhecido – está cada vez mais cobiçado, e com o avanço de técnicas que auxiliam o processo de recuperação, mulheres de todas as idades são cada vez mais incentivadas a realizar o procedimento, seja por indicação clínica, seja para alcançar o corpo desejado e o aumento da autoestima.

A cirurgia para implante de prótese mamária foi criada na década de 1960 e, desde então, é aperfeiçoada ano após ano, evoluindo em vários aspectos, como na resistência, durabilidade e aplicação do material, o que torna a intervenção cada vez mais segura desde que seja realizada por profissionais gabaritados.

Porém, como todo procedimento médico, a paciente deve ter acesso a algumas informações necessárias antes da realização da cirurgia, quando a paciente vai passar por diversas etapas com o especialista. Existe uma preparação antes da cirurgia, como a escolha do implante, que é feita depois de uma análise corporal da paciente; em que instituição será feito o procedimento; como ficará a cicatriz, entre outras questões. Tirar as dúvidas e ter a indicação do melhor procedimento faz parte desse processo.

O pós-operatório é uma etapa delicada para a finalização do processo, já que são necessários alguns cuidados para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível. Para evitar a abertura dos pontos, é fundamental manter-se em repouso, evitar movimentos bruscos, seguir as orientações médicas e buscar ajuda do profissional em caso de qualquer agravamento. Outro ponto importante e que gera bastante dúvidas é sobre como ficam o rastreio do câncer de mama e a realização de exames diagnósticos após a colocação da prótese. Segundo a dra. Laura Barcellos, ginecologista da Medcenter, “deve-se deixar claro que o silicone não causa câncer de mama e os exames e as consultas de rotina devem continuar sendo feitos. Existem alguns casos em que a prótese pode atrapalhar na hora de fazer a mamografia, mas é tudo uma questão de adaptação e posição da paciente”.

Toda a jornada antecedente e subsequente à cirurgia é necessária para manter a saúde da mama, por isso o acompanhamento com um especialista de confiança é primordial.

Aqui na Medcenter disponibilizamos atendimento em diversos campos da medicina, inclusive mastologia e ginecologia. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato por telefone: (21) 3268-3492 ou WhatsApp: (21) 99056-8583.