Quando procurar um mastologista?

Quando procurar um mastologista?

Todo cuidado é pouco com a saúde das mamas

A mastologia é a especialidade médica que se dedica a cuidar das glândulas mamárias, prevenindo, diagnosticando e tratando as doenças das mamas, femininas ou masculinas. Hoje a mastologista dra. Vanessa Rajo, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), vai esclarecer algumas dúvidas sobre a especialidade.

Quem deve procurar o mastologista?

Dra. Vanessa – Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama é o fato de ser mulher, já que o homem, em geral, tem menos chance do que a mulher de ter a enfermidade. A partir dos 40 anos, toda mulher precisa fazer mamografia uma vez por ano e marcar consulta com o mastologista. Mulheres mais jovens e com risco aumentado para câncer de mama devem começar o rastreamento antes dos 40 anos.

O homem então não costuma ir ao mastologista?

Dra. Vanessa – Recebo muitos homens no consultório com queixa de mamas aumentadas ou dor mamária, e essas alterações devem ser investigadas.

Quais são os principais motivos que levam o paciente à consulta com o mastologista?

Dra. Vanessa – Dor mamária, nódulos de mama e descarga papilar são os três principais motivos que fazem o paciente procurar um mastologista em qualquer idade. É preciso ressaltar que nem toda alteração na mama significa doença.

O que o mastologista pode tratar?

Dra. Vanessa – Em todas as fases da vida – desde a infância até a terceira idade –, o mastologista diagnostica, trata e acompanha alterações na mama de todos os tipos, como, por exemplo, mastite, assimetrias, ginecomastias e nódulos.

Quais são os principais exames de rotina que devem ser feitos?

Dra. Vanessa – O exame padrão ouro para a detecção do câncer de mama é a mamografia, mas nem sempre ela é a primeira indicação para complementar o exame físico das mamas. Existem outros tipos avaliação, por exemplo, o ultrassom das mamas e a ressonância magnética. É o mastologista que vai indicar o que é mais apropriado para cada caso.

As consultas com o mastologista devem fazer parte do check-up?

Dra. Vanessa – Com certeza, o cuidado com a saúde das mamas deve fazer parte de um check-up completo. É fundamental manter a qualidade de vida, e a prevenção é o melhor caminho. Com esse objetivo, todos nós, médicos especialistas da Medcenter, trabalhamos em conjunto na busca da prevenção de doenças, inclusive as doenças da mama.

A equipe médica de especialistas da Medcenter está preparada para fazer uma avaliação médica integral de sua saúde, e agora conta também com a mastologia. Para mais informações sobre nossos serviços e consultas, entre em contato pelo telefone: (21) 3268-3492 ou WhatsApp: (21) 99056-8583.