Sete cuidados para manter a qualidade de vida do idoso no inverno
A temperatura fria aumenta a possibilidade dos idosos adquirirem doenças
Quando o assunto é clima, normalmente, as opiniões se dividem: uns apostam no calor e outros preferem o frio, mas a verdade é que, independentemente da temperatura e da estação do ano, temos que cuidar da saúde. Principalmente no inverno, a atenção à saúde dos idosos deve ser redobrada para manter a qualidade de vida deles e trazer tranquilidade para a família.
A estação traz aquele friozinho que dá vontade de ficar o tempo todo debaixo das cobertas, porém, a idade avançada requer um cuidado especial com o sistema imunológico, como explica o dr. Francisco Carlos Robbs, cardiologista e geriatra da Medcenter: “O sistema imunológico vai perdendo sua força conforme a idade avança, com isso, a possibilidade de adquirir doenças acaba aumentando.”
Ainda segundo o dr. Francisco, “germes, vírus e bactérias se disseminam de forma mais rápida em temperaturas mais frias; isso aliado à imunidade mais baixa de um idoso pode causar doenças mais graves, assim, é de extrema importância redobrar os cuidados com os mais velhos nesse período do ano”.
É fundamental saber como agir para que as patologias mais comuns durante o frio não comprometam a saúde do paciente. A seguir, elencamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença em seu dia a dia:
- mantenha o ambiente arejado e aquecido;
- use roupas adequadas como casacos, meias e calças;
- mantenha uma alimentação saudável;
- faça exercícios físicos, mas sem se expor ao frio;
- hidrate bastante a pele;
- faça reposição de vitamina D;
- tome bastante líquido.
Além de todas essas dicas, vale ressaltar a importância de manter a carteira de vacinação em dia e destacar que, ao sentir qualquer sintoma como tosse seca, febre e coriza, é essencial procurar um especialista para que a condição seja diagnosticada e o tratamento adequado seja proposto de acordo com a necessidade do paciente.
O mais importante é oferecer para os idosos uma vida com saúde e bem-estar para, assim, manter a qualidade de vida deles em todas as estações do ano. Seguir pelo menos uma dessas dicas vai fazer a diferença para que seja um inverno de muita saúde.