Diabetes: quais alimentos podem entrar na dieta e quais devem ser evitados?

Adquirir hábitos saudáveis melhora a qualidade de vida dos pacientes com diabetes

Todo cuidado é pouco para os pacientes que são diagnosticados com diabetes, pois é uma doença que está ligada à alimentação, que, assim, precisa ser regrada. O organismo consegue sentir até mesmo os pequenos excessos, e respeitar os limites é de extrema importância para garantir uma boa qualidade de vida.

A dieta é parte fundamental da vida de quem é diabético. No entanto, é possível ter uma alimentação saudável, gostosa e sem muitas restrições, convivendo bem com a doença crônica. É muito importante saber quais alimentos podem entrar na lista das refeições e quais devem ser evitados.Os diabéticos devem evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, gorduras e proteínas em excesso, como explica a nutricionista da Medcenter Claudia Cordeiro: “A dieta para diabéticos deve ser rica em fibras, com o consumo de frutas, legumes, cerais integrais, além disso, devem ser incluídas proteínas magras e gorduras saudáveis.”

“Os alimentos corretos conseguem diminuir o índice glicêmico, reduzindo a velocidade com que o organismo absorve o açúcar. É sempre importante lembrar que não é apenas a dieta que deve ser equilibrada: uma boa alimentação em conjunto com atividades físicas é capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente”, complementa Claudia.

Segundo a nutricionista, existem alguns alimentos estratégicos que podem ajudar na alimentação de quem é diabético:

  • peixes, frutos do mar, frango e ovos;
  • arroz integral, macarrão integral, quinoa, milho e ervilha;
  • azeite, nozes, amêndoas e óleo de abacate;
  • leite desnatado, iogurte desnatado e queijo branco;
  • frutas;
  • feijão, soja, fava e lentilha.

Com esses alimentos é possível fazer combinações de cardápios para facilitar o dia a dia da dieta. Cada paciente tem suas particularidades, por isso é importante manter um acompanhamento com o nutricionista. Caso não tenha um profissional de confiança, aqui na Medcenter temos acompanhamento integral para os pacientes diabéticos. Contamos com nutricionistas, endocrinologistas e outros médicos. Agendamento por WhatsApp: (21) 99056-8583 | telefone: (21) 3268-3492 | site: www.medcentersauderio.com.br/marque-sua-consulta.