Principais dúvidas sobre terapia hormonal

A mulher no climatério pode engravidar?
Dra. Flávia: O climatério é o período que antecede a menopausa, quando o ciclo menstrual se torna irregular, podendo ocorrer uma ovulação esporádica. Assim, é necessário o uso de algum método contraceptivo para evitar uma gestação.
A terapia hormonal aumenta as chances de câncer de mama?
Dra. Flávia: sabe-se que o câncer de mama está relacionado com diversos fatores, e não com uma única causa. A terapia hormonal, por sua vez, tem que ser feita de forma individualizada, por um profissional que tem conhecimento da história pregressa da paciente e de seus familiares, de modo a avaliar os riscos e benefícios da terapia hormonal.
A terapia hormonal pode ser usada para desenvolvimento corporal, como o aumento dos seios?
Dra. Flávia: a TH não tem essa função. Ela é indicada para mulheres que estão com deficiência hormonal, não para fins estéticos.
Quais são os principais benefícios do tratamento?
Dra. Flávia: com o tratamento, há um impacto promissor na vida da mulher, que recupera a autoestima, o ânimo, a disposição e a libido, entre outras vantagens.
O tratamento deve ser feito somente com indicação médica?
Dra. Flávia: a terapia hormonal é feita de forma individualizada, de acordo com o perfil da paciente. Nem todas as mulheres necessitam desse tratamento, por isso é necessária uma avaliação individual. Quando é vista a necessidade da TH, é preciso verificar todos os critérios, e essa investigação deve ser feita por um profissional.
Outras condições de saúde podem ser beneficiadas pela reposição hormonal?
Dra. Flávia: sim, a TH pode prevenir perda óssea, evitando a osteoporose e possíveis fraturas, e também diminuir os riscos cardiovasculares, quando é iniciada na perimenopausa e na pós-menopausa inicial.