Dez motivos para cuidar melhor do sono

Brasileiros dormem menos do que a média de tempo indicada

Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter a qualidade de vida, mas, segundo a pesquisa Acorda, Brasil!, 19,1% dos brasileiros dormem menos de seis horas por noite, o que compromete a qualidade do sono e a saúde em diversos fatores.

Uma noite bem-dormida é capaz de promover vantagens para a saúde. Aliás, você sabe quais são os efeitos positivos que isso pode trazer? Caso você esteja precisando se revigorar, fortalecer o sistema imunológico, preservar o sistema nervoso e restabelecer o organismo como um todo, investir em boas horas de sono é o primeiro passo. Segundo o dr. Guilherme Sptiz, neurologista da Medcenter, “todo minuto de sono perdido é de extrema importância; cada organismo precisa de um tempo de sono para descansar e se recompor, mas a maioria das pessoas necessita de um tempo médio entre sete e nove horas de sono por noite”.

“Ter bons hábitos antes de se deitar pode favorecer o relaxamento do corpo e proporcionar uma noite de sono mais tranquila. Tomar um chá, meditar, não assistir à TV, ler um livro até se sentir sonolento e desligar o celular, pelo menos, 20 minutos antes de se deitar são práticas que, se entrarem na rotina, podem proporcionar um sono mais leve”, explica o neurologista.

Listamos dez motivos para cuidar melhor do sono, pois uma boa noite de sono pode proporcionar:
1. Menos estresse
2. Controle do apetite
3. Raciocínio mais aguçado
4. Memória mais ativa
5. Pele com menos rugas
6. Mais disposição
7. Melhor humor
8. Melhor concentração
9. Menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares
10. Melhor imunidade

O sono ocorre em fases, e é crucial para o organismo que cada uma delas seja atingida, como explica o dr. Guilherme: “Os ciclos do sono estão ligados ao tempo que se dorme.”

Há o sono REM e não REM.

O não REM tem os estágios N1, N2 e N3.

N1 e N2 correspondem ao sono superficial, quando é mais fácil despertar.

O N3 é o sono de ondas lentas, com baixa ativação cerebral, porém com movimentos corporais.

Há sono com ativação cortical e baixa função motora e autonômica.

Para se alcançar a boa qualidade do sono, deve haver equilíbrio do sono N3 e o REM.

Dormir menos de oito horas por noite pode atrapalhar o funcionamento do organismo, o que aumenta as chances de desenvolver diversas doenças, como hipertensão, diabetes, resfriados constantes e transtornos mentais. Caso tenha alguma dificuldade para ter uma boa noite de sono, é indicado procurar um especialista para obter um diagnóstico e o tratamento adequado.