Vacinação contra a gripe para crianças: esclareça as principais dúvidas

Não. Basta ir diretamente a uma unidade do centro de imunização mais próximo de você. Porém, é aconselhável chegar cedo, pois o estoque é limitado.
Gratuitamente, apenas as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos podem adquirir a vacina. Para as maiores de 6 anos, ela pode ser obtida em clínicas particulares. Em crianças com menos de 6 meses, caso a mãe tenha sido imunizada durante a gestação ou logo após o parto, os anticorpos podem ter sido passados pela amamentação.
Não, mas é aconselhável não tomar a vacina se a criança ou os pais estiverem resfriados para que os sintomas não sejam confundidos com reação à vacina.
Não é necessário. É aconselhável que elas levem a vida normalmente, mas os pais devem ter o cuidado de passar informações sobre higiene para minimizar os riscos de infecção, como lavar as mãos frequentemente, não compartilhar copos e objetos mastigáveis e deixá-las em casa se houver algum sintoma.
É importante salientar que vacinação é uma prática segura e não oferece riscos, pois os microrganismos contidos nela estão mortos e enfraquecidos, servindo apenas para que o organismo crie anticorpos.