Sem plano de saúde, brasileiros recorrem a serviços de saúde mais acessíveis e criam alternativas à crise

Em três anos, os planos de saúde perderam cerca de 3 milhões de usuários. Só em 2017, 281,6 mil pessoas deixaram de ter acesso à saúde suplementar no país, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS). Os altos preços para convênios individuais e a crescente taxa de desemprego motivaram a queda.

Mas, em meio à crise, algumas alternativas têm ganhado cada vez mais espaço: clínicas e consultórios médicos com preços acessíveis economicamente vêm conquistando uma fatia importante do mercado consumidor, pessoas que não querem depender exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidar da saúde e da família, mas que não podem custear um plano ou consultas particulares.

Foi o caso da Medcenter, inaugurada há quatro meses, com a proposta de oferecer serviços médicos diferenciados a preços acessíveis em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A clínica foi uma iniciativa empreendedora de Anna Cláudia Junqueira e Nelly Kwok, sócias-fundadoras e executivas de RH que, diante da crise, enxergaram um nicho de mercado bem particular.

“NÓS PERCEBEMOS A GRANDE NECESSIDADE DA POPULAÇÃO QUE PERDEU O ACESSO AOS PLANOS DE SAÚDE, MAS QUE AINDA DESEJA MANTER A SAÚDE ENTRE AS PRIORIDADES DO ORÇAMENTO E PROCURA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM INSTITUIÇÕES CONFIÁVEIS E BEM ESTRUTURADAS”, REFORÇA ANNA CLÁUDIA JUNQUEIRA.

Para driblar a crise, o mercado brasileiro de saúde vem adotando estratégias, e o modelo de negócio que oferece consultas e exames a preços mais baixos está entre os que mais crescem no país.

Mas o diferencial não se baseia apenas nos preços mais acessíveis dos que os cobrados por profissionais particulares ou planos de saúde – as clínicas são opções vantajosas pela comodidade que oferecem. Nelly Kwok explica como funciona o atendimento na Medcenter.

“TODO O CORPO CLÍNICO DA POSSUI TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO E/OU PÓS-GRADUAÇÃO EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. OUTROS DIFERENCIAIS SÃO: ESTRUTURA E AMBIENTES ACOLHEDORES E CONSULTÓRIOS AMPLOS E PERSONALIZADOS, ALÉM DE PACOTES COM PREÇOS ESPECIAIS PARA CHECK-UPS”, COMENTA NELLY KWOK, SÓCIA-FUNDADORA.

Com capacidade para realizar mais de 5 mil consultas por mês, a Medcenter inaugurou sua primeira unidade em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e oferece atendimento ambulatorial em mais de 20 especialidades médicas e exames laboratoriais e de imagem, através de parcerias com instituições de medicina diagnóstica que dão descontos para procedimentos como: ultrassonografias, radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética