Homeopatia: alternativa confiável para medicamentos tarja preta

Terapia alternativa visa ao tratamento do paciente como um todo
Na última década, debates acerca da saúde mental cresceram exponencialmente, sobretudo nas mídias sociais. À medida que a população se tornou mais consciente sobre a necessidade de buscar ajuda profissional para problemas como depressão, ansiedade e insônia, o uso – muitas vezes indiscriminado – de medicamentos controlados se tornou uma realidade para milhões de pessoas. No entanto, a homeopatia pode ser eficaz no tratamento dessas condições, causando menor impacto à saúde.
Entendendo a homeopatia

A homeopatia é uma terapia alternativa criada pelo alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que visa estudar o paciente como um todo, e não só de forma fragmentada, tratando partes específicas do corpo humano.

A dra. Danielle Gregory, médica homeopata da Medcenter Copacabana, explica: “Cabe ao médico homeopata acolher a queixa do paciente, mas, ao mesmo tempo, analisar diversos outros aspectos, como seu comportamento, seu estilo de vida e sua forma de se comunicar, trazendo diversos questionamentos, a fim de traçar o perfil dele e sua história clínica, na qual estão inclusos os chamados sintomas mentais.”.
“Na homeopatia, existem medicamentos conhecidos como policrestos, que, além do eixo físico, também estão associados a sintomas mentais, ligados ao comportamento do paciente. Assim, o médico pode escolher um que esteja de acordo com as informações colhidas durante a consulta médica”, explica a especialista. E complementa: “Além dos medicamentos principais, a homeopatia também dispõe de uma infinidade de outros menores. O terapeuta homeopata pode utilizar um repertório no consultório – um grande livro que contém todos os sintomas – até os mais específicos e a medicação referente a eles.”.
É sempre aconselhável que o paciente busque adquirir seus medicamentos em farmácias homeopáticas, que dispõem de estrutura específica para a criação desses compostos.
Por que substituir os medicamentos tarja preta?

Os famosos medicamentos de uso psiquiátrico que recebem a faixa preta em sua caixa – em grande parte, ansiolíticos e antipsicóticos – são plenamente eficazes no processo terapêutico de muitos pacientes. No entanto, requerem prescrição e acompanhamento de um profissional confiável, pois são substâncias que necessitam de controle, uma vez que alteram o estado psíquico e podem causar riscos à saúde, como dependência física e psíquica, bem como diferentes efeitos adversos quando usados de forma indiscriminada.

Como a homeopatia pode ajudar esses transtornos mentais?

Tanto o paciente em final de tratamento psiquiátrico – em desmame dos medicamentos – como aqueles que procuram a homeopatia para cuidar de seus distúrbios de origem psíquica apresentam boa resposta clínica à homeopatia, com menores efeitos colaterais no organismo.

Ainda que o paciente abandone a medicação psiquiátrica tradicional e opte pela abordagem homeopática, é possível se manter estável, com redução da chance de remissão do quadro clínico e sem contraindicações. Portanto, para todos os casos, é interessante recorrer a essa terapia.
Além dos tratamentos psiquiátricos, a homeopatia também é muito procurada para a substituição de medicamentos de labirintite e para o cuidado de alergias respiratórias, gastrite, enxaqueca e refluxo gastresofágico, entre outras patologias nas quais são observadas respostas satisfatórias.