Como lidar com crianças e adolescentes na retomada da rotina na pandemia?
Voltar às aulas geralmente significa cair em uma rotina familiar, mas o cenário não é o mesmo de sempre por causa da pandemia. Se seu filho estiver nervoso com a ideia de voltar, diga, com palavras e ações calmas, que o ambiente está seguro, o que aumentará significativamente as chances de uma transição suave. A informação é sempre a melhor forma de se sentir prevenido contra qualquer empecilho.
Períodos de separação podem nos deixar ansiosos, e algumas crianças ficam preocupadas em voltar à escola. O trabalho dos pais é ajudá-las a tolerar essa ansiedade. Mesmo as crianças pequenas podem ter ouvido manchetes ou conversas assustadoras, então modele uma atitude calma e pragmática, que diminuirá seus níveis de ansiedade. Se seu filho está preocupado em voltar, descubra por quê. Faça uma lista das preocupações citadas e pense em formas de educá-lo sobre cada uma delas.
Por outro lado, o topo da lista de preocupações de muitos pais pode ser o fato de o desempenho dos filhos ter sido prejudicado. Sabemos que o cérebro precisa se sentir calmo para aprender com eficácia, então, o bem-estar da criança deve ser prioridade. Agora mais do que nunca a paciência e a empatia ajudarão.
O ambiente escolar envolve tanto aprendizado quanto relacionamentos. Portanto, pode haver apreensão quanto à situação das amizades. Falar sobre o assunto pode ajudar os filhos a estarem abertos a mudanças. Ao mesmo tempo, é preciso servir de suporte para facilitar a sociabilidade dos pequenos. Dessa forma, abrir oportunidades para fomentar esses relacionamentos é uma saída.
Algumas crianças falam e outras são monossilábicas sobre o dia na escola. Por mais ansioso que esteja para saber como foi, mantenha a calma com as crianças quietas. Dê-lhes espaço depois da escola e fale sobre seu dia – isso transmite a mensagem de que você está pronto para conversar quando elas estiverem.
Qualquer que seja o estilo de comunicação de seu filho, o conselho é semelhante: ouça primeiro e reformule o que foi dito, então ele saberá que foi ouvido. Essa dinâmica significa que as crianças podem descobrir seus pensamentos e sentimentos. Simplesmente ouvir e aceitar pode ser extremamente benéfico.
Não tente “consertar” emoções difíceis, em vez disso, aproxime-se delas e demonstre empatia. Então, passe para a solução de problemas. Se seu filho chora querendo sua velha escola de volta, primeiro tenha empatia, pois é um sentimento válido. Reconhecer que isso é difícil, mas todos passarão por isso juntos, provavelmente mais fortes e mais sábios, é uma ótima estratégia.