Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Saiba como evitar as varizes


medico da familia
Estilo de vida saudável é uma das principais formas de prevenção
As varizes podem ser reconhecidas pela aparência chamativa sob a pele. Mas, além do incômodo estético, elas ainda podem causar dor. Trata-se de veias dilatadas e deformadas que surgem com mais frequência nos membros inferiores e possuem coloração azulada. Tal dilatação acontece por causa de uma falha nas válvulas que compõem os vasos sanguíneos, responsáveis pela movimentação do sangue na direção correta.
Trocando de posição

Por conta da força da gravidade, permanecer muitas horas na mesma posição – seja em pé ou sentado – pode dificultar a movimentação do sangue dos membros inferiores para o coração, o que favorece o surgimento de varizes. Por isso, a dra. Nívea recomenda caminhadas de dois minutos a cada uma ou duas horas de inércia. Exercícios físicos focados na contração da panturrilha também são eficazes.
Longe do sedentarismo

Praticar exercícios físicos regularmente é um dos hábitos mais recomendados por especialistas da saúde, em razão dos diversos benefícios que podem trazer para o organismo – e a prevenção das varizes é um deles. Por fortalecer a musculatura da panturrilha e provocar sua contração constante, a atividade física facilita o deslocamento do sangue dos membros inferiores para o coração.
Peças de roupa que auxiliam

Segundo a angiologista Nívea Czernocha, as meias de compressão são alternativas muito eficazes para a prevenção das varizes. “Elas agem atenuando a pressão da gravidade na circulação sanguínea dos membros inferiores, o que facilita a transferência do sangue, evitando, assim, o problema. No entanto, um médico deve ser consultado antes de adquirir as peças, já que elas devem se ajustar às medidas de cada paciente”, reforça a especialista.
De olho na balança

A circulação sanguínea envolve a movimentação do sangue, que parte do coração para os membros e volta em seguida, passando por todo o corpo. Por isso, quando há a presença de muito tecido adiposo, especialmente no abdômen, o trajeto do sangue é dificultado, favorecendo seu acúmulo nas pernas. Dessa forma, controlar o peso também é uma medida muito benéfica para prevenir as varizes.
Apagando o cigarro

O tabagismo é, ainda hoje, uma das principais causas de diversas doenças evitáveis em todo o mundo e também está associado ao desenvolvimento da trombose venosa profunda e das varizes secundárias à trombose. Portanto, abandonar o hábito é uma atitude que pode trazer mais esse benefício à saúde.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: