Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Entenda a diferença entre os tipos de dor de cabeça


Mulher com dor de cabeça
Saiba identificar as principais características e regiões das dores e quando procurar um especialista
Qualquer tipo de dor pode mudar o seu humor durante o dia, mas nada pior do que ser surpreendido ou sofrer cronicamente com dor de cabeça, o que pode atrapalhar a qualidade de vida. Entre os gatilhos que provocam essas dores estão estresse cotidiano; conflitos familiares; problemas no trabalho; alimentação; hábitos não saudáveis e doenças neurológicas.
Existem vários tipos de dor de cabeça, por isso, é importante investigar para poder tratá-las corretamente e se livrar do pesadelo das cefaleias.
Saber identificar os tipos que existem, as suas características e localização é uma maneira de conhecer e observar as dores para relatar ao especialista quando buscar orientação médica. Sendo assim, o dr. Guilherme Spitz, neurologista da Medcenter, cita algumas características, causas e tratamento para os diferentes tipos de dor de cabeça.
- Dor na parte frontal da cabeça

O que pode causar?
Principal fonte de dor na região frontal da cabeça é a cefaleia tensional. Ela é uma dor compressiva, que aperta a fronte, podendo ser muito forte. Outra causa comum das dores frontais são as doenças das vias aéreas altas, como a rinite e, principalmente, a sinusite.
O que pode melhorar?
Analgésicos comuns podem reduzir as dores oriundas da cefaleia tensional, na maioria das vezes. Porém, recomenda-se não abusar desses medicamentos. Se você está usando constantemente esses recursos, procure a ajuda de um neurologista.
- Dor dos dois lados da cabeça

O que pode causar?
A principal causa dessa condição também é a cefaleia tensional. É a clássica apresentação de dor que pulsa nos lados da cabeça, muitas vezes parecendo um cinto apertado ao redor do crânio.
O que pode melhorar?
Indicam-se, nesses casos, analgésicos comuns, pois normalmente, diminuem a dor, mas não se esqueça do risco do uso constante de medicamentos. Assim, procure orientação médica.
- Dor na nuca

O que pode causar?
Pode ser oriunda de crise hipertensiva, porém, os principais motivos são entorse muscular e torcicolo na região de pescoço, seja por posição viciosa, seja por algum trauma leve.
O que pode melhorar?
Na maioria das vezes, relaxantes musculares controlam as dores de origem ortopédica, porém, é um tratamento longo, que pode demorar até 14 dias para o desconforto desaparecer. Fisioterapia e repouso da região podem acelerar o processo. Já as dores causadas pelas crises hipertensivas tendem a melhorar quando a pressão arterial é regularizada.
No caso de recorrência desse tipo de dor, é necessário buscar a ajuda de um cardiologista para checar a saúde cardiovascular.
- Dor em toda a cabeça

O que pode causar?
A dor que ocorre na cabeça inteira pode ser novamente tensional. Muitas vezes, o paciente apresenta dor generalizada na cabeça, porém, se a dor muda de localização, pode caracterizar a famosa enxaqueca, principalmente quando vem com sintomas associados, como náuseas e vômitos, sensibilidade a ambientes com muita luz e som alto e até mesmo vertigem.
O que pode melhorar?
A enxaqueca requer um tratamento mais específico que depende do quadro clínico do paciente, da intensidade e duração da dor e da incapacidade que ela pode causar.
Desde um analgésico comum quando a dor aparece até a necessidade de medicação contínua e tratamento imunológico para paciente selecionados, as alternativas terapêuticas para o controle da enxaqueca se diversificaram.
Contudo, é importante ficar atento para observar se a dor não vem acompanhada de outros sintomas como febre; confusão mental; tontura; paralisia ou déficit motor; perda de visão ou de peso não desejado. O dr. Guilherme Spitz faz um alerta: “Dor habitual que vem progredindo ou está diferente na intensidade e frequência deve sempre ser um sinal de alerta para procurar um especialista.”

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: