Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Outono: a nova estação e os problemas de saúde comuns nessa época do ano


Virose
A mudança da estação também traz novos hábitos para os brasileiros, que resgatam dos armários as roupas de frio que estavam guardadas e passam a ficar mais tempo em lugares fechados. Com as temperaturas mais amenas, o país registra aumento na incidência de alergias e gripe, além da agudização de doenças crônicas, como asma e bronquite, por processos infecciosos.
A dra. Andrea Freire Gutman, pediatra da Medcenter Copacabana, alerta que as temperaturas mais amenas são irritantes naturais das vias aéreas, por causa da redução da umidade relativa do ar e das inversões térmicas, responsáveis por maior acúmulo de poluentes na atmosfera.
A pediatra reforça que, no outono, porque as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, os principais alérgenos que desencadeiam os problemas respiratórios são os presentes na poeira, no ar, no epitélio de animais, como fungos, e nos insetos, como a formiga, entre outros agentes irritantes, como perfumes, fumo e poluentes e os alérgenos presentes em plantas.
Crianças, adultos e idosos com transtornos respiratórios crônicos devem se proteger, evitando locais fechados e pouco arejados e com grande concentração de pessoas e a utilização de casacos de lã e cobertores que ficaram guardados por longos períodos. “Nossa saúde pode ser influenciada pelas mudanças de temperatura.”.
Em boa parte dos casos, o principal sintoma é a crise alérgica, provocada pela reação do organismo a determinados agentes desencadeantes, os alérgenos. “Alguns cuidados simples podem ser tomados para evitar uma crise alérgica”, comenta a dra. Andrea Freire Gutman. São eles:
  • retire de casa, principalmente do quarto, objetos que acumulem poeira: bichos de pelúcia, livros, revistas, caixas, cortinas e tapetes;
  • antes de usar as roupas que estavam guardadas, deixe-as ao sol, em ambiente ventilado, e lave-as antes de usar;
  • mantenha a casa arejada e evite umidade;
  • utilize panos úmidos para a limpeza da casa e evite o uso de vassoura, espanador ou aspirador de pó;
  • forre os colchões e travesseiros com capa impermeável que permita a limpeza diária.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: