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A quarentena afetou seu sono? Veja cinco dicas para dormir melhor.


Jovem rapaz acordado e inquieto na cama, ás 2 da manhã
Por Danielle Gregory, endocrinologista e homeopata da Medcenter
Quebra da rotina, preocupações, estresse e ansiedade. Esse pode ter sido o resumo da quarentena de muita gente. Combinação que afeta o sono diretamente e, consequentemente, a saúde.
São muito frequentes durante o isolamento social relatos de pessoas com insônia, que cochilam fora de hora, com horários desregrados e até aqueles que trocam o dia pela noite trabalhando ou em outras atividades de lazer.

Na quarentena, o relógio biológico fica um pouco desregulado por alguns fatores:
  • Começa-se a acordar mais tarde;
  • Sem atividades físicas o corpo fica menos cansado;
  • A falta de rotina faz com que o trabalho, as tarefas domésticas e o tempo com a família não estejam bem definidos.
Só que tais hábitos, além de impactar na qualidade do sono, trarão prejuízos no momento da retomada das atividades já que uma noite mal dormida afeta o rendimento.

Tudo isso somado às aflições devido à pandemia provocam um desgaste e as pessoas começam a ter a privação do sono, dormindo menos e com menor qualidade. Assim o sono deixa de ser reparador, é quando surgem os distúrbios como a insônia.

Benefícios de dormir bem

Uma boa noite de sono faz bem à saúde física e mental. O indicado é dormir mais de 6h por noite para obter benefícios como:
  • Metabolismo equilibrado;
  • Diminuir a quantidade de cortisol e adrenalina baixando o nível de estresse, e consequentemente, prevenindo doenças cardiovasculares;
  • Controle do apetite, pois o sono ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, contribuindo para o emagrecimento e a perda da gordura;
  • Reparação muscular, evitando lesões;
  • Regeneração celular, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Agora que você já conhece os benefícios de um bom descanso, confira cinco dicas para dormir melhor:
  • Evite contato com telas meia hora antes de dormir. Prepare seu corpo e mente para o relaxamento;
  • Tome um banho quente, tente meditar, ler um livro, escutar uma música calma para deixar a mente tranquila. Florais e homeopatia também podem ajudar;
  • Coma alimentos leves no jantar e faça essa refeição, pelo menos, uma hora antes de deitar;
  • Crie um ambiente aconchegante para dormir;
  • Diminua a exposição à luz à noite. Ao escurecer, nosso cérebro começa a produzir a melatonina, hormônio que induz ao sono.