Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Tire suas principais dúvidas sobre imunidade e prevenção ao coronavírus


Imunidade Covid
Especialista responde perguntas mais comuns sobre o tema
O novo coronavírus – responsável pela pandemia dos últimos meses – ainda é objeto de estudo constante para cientistas em saúde, e novas informações surgem todos os dias sobre a Covid-19. No entanto, especialistas recomendam maneiras de se proteger contra a doença.
A dra. Danielle Gregory, endocrinologista e homeopata da Medcenter, esclarece as principais dúvidas sobre imunidade e prevenção.

Existe alguma forma de se proteger do novo coronavírus?

Dra. Danielle: Uma maneira efetiva de evitar uma infecção viral é a vacinação. No entanto, estudos sobre vacinas contra a Covid-19 ainda estão em desenvolvimento. Dessa forma, para evitar a contaminação e a propagação do novo coronavírus, é preciso seguir as recomendações sobre higiene e isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Imunidade baixa é fator de risco para o coronavírus?

Dra. Danielle: Sim. Pacientes em tratamento com imunossupressores – medicamentos que deixam as defesas do organismo mais vulneráveis, como os quimioterápicos – são considerados do grupo de risco para a Covid-19. Portanto, os cuidados quanto à prevenção devem ser redobrados por esses pacientes e seus familiares.

Vitaminas e suplementos ajudam a melhorar a imunidade? Quem pode tomá-los?

Dra. Danielle: Depende. Embora nenhuma vitamina ou suplemento seja capaz de prover imunidade contra o coronavírus, sabe-se que ter um estilo de vida saudável e uma alimentação rica em nutrientes melhora as defesas do organismo, além de evitar doenças. No entanto, o uso desaconselhado de suplementação não é recomendado – a melhor alternativa sempre é uma alimentação balanceada. Portanto, é preciso consultar especialistas em nutrição, que serão capazes de analisar cada caso.

Quais alimentos reforçam a imunidade?

Dra. Danielle: Óleos e peixes, ricos em vitamina D e ômega 3; frutas cítricas e vegetais verde-escuros, como brócolis e couve, ricos em vitamina C; e carnes magras e cereais, fornecedores de zinco, são excelentes opções. Frutas vermelhas, alho, gengibre, abacate e ovos também contêm nutrientes que auxiliam as defesas do organismo.

Como os pacientes alérgicos podem reforçar a imunidade contra crises e o novo coronavírus?

Dra. Danielle: Da mesma maneira, os pacientes alérgicos devem buscar um estilo de vida saudável. Adotar uma alimentação balanceada, consumir alimentos que reforcem a imunidade e proceder a uma boa hidratação são atitudes fundamentais para se proteger.

Além da alimentação, existem outros fatores que podem influenciar a imunidade?

Dra. Danielle: Sim. Uma boa rotina de sono, com respeito à quantidade de horas de descanso adequadas, a prática de atividades físicas e uma hidratação diária apropriada, aliadas a uma alimentação equilibrada e saudável, são indispensáveis para cuidar do organismo da melhor forma.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: