Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Saiba como evitar que o coronavírus contamine os alimentos


Segurança Alimentar
Especialista responde dúvidas sobre higienização dos alimentos e da cozinha
Como medidas de proteção contra o novo coronavírus, máscaras, álcool gel ou líquido 70%, água e sabão já são amplamente utilizados pela população quando há necessidade de sair de casa. No entanto, ainda há dúvidas sobre a maneira correta de higienizar os alimentos e a cozinha. Para esclarecer essas questões, convidamos a nutricionista Karla Rodrigues, diretora executiva da Nutri Control, para responder às perguntas frequentes aqui no blog da Medcenter.

Que cuidados devemos ter com os alimentos embalados do supermercado? É preciso ter os mesmos critérios com outros itens, como os trazidos da farmácia, por exemplo?

Karla Rodrigues: Descarte as sacolas plásticas (ou caixas de papelão) ao entrar em casa. Se possível, elimine as embalagens primárias dos produtos e armazene-os em potes (ex.: caixa de cereais). Higienize tudo antes de colocar na geladeira e nos armários. Dependendo do tipo de embalagem, você pode lavar com água corrente e sabão ou passar álcool 70%. Itens não comestíveis: produtos de limpeza e compras de farmácia, por exemplo, também devem ter as embalagens que tiveram contato com o público higienizadas.

Frutas e legumes podem vir contaminados pelo coronavírus, por estarem expostos?

Karla Rodrigues: Sim. Todo alimento que estiver exposto em lojas e supermercados, que entram em contato com diversas pessoas, pode estar contaminado pelo coronavírus. Diante disso, é necessário higienizar todos os hortifrútis antes de guardá-los ou consumi-los.

Usar vinagre é uma boa alternativa para higienizar as saladas? Ou só lavar em água corrente é uma forma de eliminar o vírus?

Karla Rodrigues: Não. Somente a água corrente não elimina o vírus, apenas reduz a carga microbiana e elimina as sujidades (como terra e ovos de parasitas). Sobre o vinagre, não é uma boa alternativa, não, pois, para a eliminação de vírus e bactérias, é necessário o uso de um sanitizante, e o produto mais recomendado para higienizar saladas é a solução clorada – utilize uma colher de sopa de água sanitária própria para alimentos (equivalente a 10 ml) diluída em 1 litro de água. O processo é o seguinte:
  • Retire as unidades e/ou as partes estragadas do alimento;
  • Lave as verduras (previamente desfolhadas), as frutas e os legumes em água corrente;
  • Sanitize-os – deixe os itens de molho de 15 a 20 minutos em solução clorada;
  • Enxágue-os em água corrente e guarde os alimentos em potes com tampa.

Como devo higienizar a cozinha, os utensílios e a bancada de preparo dos alimentos? Qual o produto ideal?

Karla Rodrigues: A limpeza de superfícies pode ser realizada com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool 70% ou solução clorada (hipoclorito a 0,1%). A frequência varia muito, de acordo com a movimentação da casa, então, realize a limpeza da bancada sempre antes e depois de cada uso. Atenção ao manuseio de soluções com produtos químicos – o ideal é utilizar sempre luvas de borracha. Também é necessário evitar a mistura de vários produtos diferentes, pois podem ocorrer reações químicas e liberação de substâncias tóxicas prejudiciais à saúde.

Que cuidados preciso ter com os alimentos pedidos pelo delivery ou em drive-thru?

Karla Rodrigues: No delivery, opte por pagamento eletrônico, pelo aplicativo (on-line, com cartão de crédito). Já no drive-thru, caso utilize o cartão, procure higienizá-lo e as mãos com álcool 70%. Mantenha sempre distância segura do entregador, evite falar excessivamente, rir, tocar nos olhos, no nariz e na boca durante o atendimento/entrega/retirada no balcão. Fique atento e siga as recomendações sobre o uso de máscaras em sua região. Ao receber a entrega, remova a embalagem do alimento e descarte-a, transfira apenas o conteúdo para uma louça higienizada e lave as mãos antes de consumir o que foi pedido.

Você pode conferir mais dicas sobre como blindar sua casa contra o novo coronavírus e cuidar da segurança dos alimentos
baixando o e-book da Nutri Control.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: