Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Tarja preta: saiba quais são os riscos do uso sem prescrição


Prostata
Falta de supervisão médica pode trazer diversos problemas à saúde
Os medicamentos psicotrópicos, popularmente conhecidos como “tarja preta”, são aqueles que afetam a mente, as emoções e o comportamento e tipicamente alteram o equilíbrio das substâncias químicas do cérebro, chamadas neurotransmissores. Embora os antidepressivos e os antipsicóticos levem a tarja vermelha em suas caixas, também estão no rol das medicações psicotrópicas, sendo muito comum a confusão.
Para muitas pessoas, a medicação é uma parte fundamental de um plano de tratamento. No entanto, quando usada de forma imprudente, pode apresentar efeitos colaterais significativos.
Como saber qual o medicamento certo para mim?

Segundo o Dr. Marcelo A. Chagas, psiquiatra da Medcenter, para determinar se um medicamento pode ou não ter indicação clínica, o primeiro passo é consultar um especialista para uma avaliação. “O paciente e o médico conversam sobre medicações e outras opções de tratamento, como a psicoterapia, e se faz uma revisão das orientações possíveis. Caso haja dúvidas ou preocupação com a recomendação do médico, é importante fazer perguntas para entender a lógica e o plano de tratamento”, explica.
Quais são as indicações?

Os medicamentos psicotrópicos podem ser prescritos por um médico psiquiatra caso, após anamnese, o paciente apresente sintomas psíquicos significativos e persistentes como:
  • Humor deprimido;
  • Ansiedade;
  • Estresse agudo ou crônico;
  • Disfunções cognitivas;
  • Ideias obsessivas;
  • Compulsões alimentares;
  • Transtornos do sono.
Posso desenvolver dependência química a esses medicamentos?

A maioria dos medicamentos para tratar transtornos de ansiedade, transtornos do humor ou condições psicóticas não apresenta alto risco de abuso.
Uma exceção notável são os medicamentos da família das benzodiazepinas, que apresentam potencial aditivo, embora possam ser a parte eficaz de um programa de tratamento para a ansiedade por curtos períodos de tempo e conforme indicação médica.
Mas muitos pacientes utilizam essa classe de medicamentos em doses diferentes das prescritas, em parte por causa do alívio rápido dos sintomas que eles trazem. A dependência química se desenvolve a partir do momento em que surge a tolerância aos seus efeitos, com o aumento gradativo das doses e o surgimento da ansiedade de rebote. Portanto, é essencial conversar com o médico sobre o padrão de uso de qualquer medicamento, pois existem muitas alternativas mais interessantes para tratar a ansiedade e a depressão que visam extinguir os sintomas da condição sem causar sedação excessiva.
Em todo caso, a automedicação é sempre contraindicada.
Quais são os efeitos adversos?

Os medicamentos psicotrópicos podem ter efeitos colaterais que variam de leves e comuns a severos e perigosos, sobretudo se usados fora da prescrição. Em algumas pessoas, os efeitos colaterais podem ser graves. É importante relatar ao médico caso haja a presença de algum destes sintomas:
  • Piora dos sintomas prévios;
  • Dor de cabeça;
  • Tremores;
  • Inquietação;
  • Insônia;
  • Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial;
  • Sensação e boca seca;
  • Excesso de sedação diurna;
  • Tonturas.
Os riscos de consumir álcool e psicotrópicos

Todos os medicamentos têm o potencial de interagir com outras substâncias, como o álcool e as drogas de abuso. Durante o uso de um medicamento psicotrópico, é necessário interromper o uso de álcool e de outras drogas, já que o seu uso simultâneo pode acarretar sérias reações, além de atrapalhar o seu efeito terapêutico, que requer uso contínuo sem falhas nas dosagens.
O álcool e outras drogas por si sós também são conhecidos por impactar o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação e, muitas vezes, são a própria causa dos transtornos mentais que levaram à procura de assistência. Portanto, também é obrigatório interromper o uso dessas substâncias para que seja possível alcançar sucesso no tratamento.

CNPJ: 28.782.745/0001-79 :: Medcenter LTDA
Copyright © 2018-2019 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: