Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Ligadura elástica: conheça o tratamento para hemorroida sem cirurgia


tratamento de hemorroidas sem cirurgia
Mais prático e eficaz, procedimento é alternativa para hemorroidas internas
As hemorroidas estão entre os principais tabus quando o assunto é saúde. Essas dilatações de vasos sanguíneos ao redor do ânus ou do reto são, em grande parte, inofensivas, mas podem causar grande incômodo. No entanto, ainda que a busca por tratamento seja comum, muitos pacientes se sentem inseguros quanto ao método cirúrgico tradicional. A ligadura elástica surgiu, então, para oferecer mais conforto e eficácia no cuidado com as hemorroidas.

O que é ligadura elástica?

De acordo com o dr. Daniel Kushnir, proctologista da Medcenter, a ligadura elástica é um procedimento feito em consultório no qual é colocado um elástico na base no tecido hemorroidário, sem necessidade de aplicação de nenhum tipo de anestésico ou sedação.

“Mediante uma anuscopia, que permite a visualização das hemorroidas, o elástico é disparado e permanece por dois a três dias. Depois, aquele tecido necrosa e cai sem que a pessoa sinta, normalmente, ela percebe por causa de um pequeno sangramento”, explica o médico.

Como é feito?

O tratamento com ligadura elástica é realizado em sessões – de uma a quatro, em média –, com intervalos de 30 a 40 dias entre cada procedimento. “A ideia é interromper o fluxo sanguíneo arterial do tecido hemorroidário e, consequentemente, fazer um tratamento não operatório. É uma maneira de curar principalmente aquelas hemorroidas em que só ocorre sangramento e, em alguns casos, as maiores, em que acontece a saída do ânus (prolapso hemorroidário)”, esclarece o dr. Kushnir.

Quais os benefícios do procedimento?

Além de ser ambulatorial, sem necessidade de internação e sedação, por exemplo, a principal vantagem do tratamento por ligadura elástica é a rápida recuperação do paciente – é possível retornar às atividades normais do dia a dia em algumas horas, entre 8 e 12 horas após a consulta. “Normalmente, pedimos para que a pessoa fique em casa e evite esforço físico no dia do procedimento, mas, no dia seguinte, pode voltar à rotina normal”, comenta o especialista.

Quais são as contraindicações?

O procedimento pode ser contraindicado nos pacientes que apresentam doença hemorroidária interna associada à externa. “A ligadura elástica, na maioria das vezes, não trata a parte externa da hemorroida, que é o que incomoda muito os pacientes em grande parte dos casos. Portanto, não é indicada para as hemorroidas de graus 3 e 4”, comenta o dr. Kushnir.

Pacientes que apresentam hipertonia esfincteriana, condição na qual a musculatura do ânus é muito forte, também podem ser contraindicados para a ligadura elástica, pois o procedimento pode causar muita dor. Por isso, uma prévia avaliação médica é essencial para classificar cada caso.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: