Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Os benefícios da dieta low carb para a saúde


Conheça a esclerose com espuma: alternativa para tratar as varizes sem cirurgia
A dieta low carb caracteriza-se pela redução no consumo de carboidratos ao longo dia e a priorização da ingestão de gorduras e proteínas. Longe de ser mais um modismo do mundo das dietas, a low carb pode trazer benefícios reais à saúde que vão muito além da perda de peso.
Uma das mais significativas vantagens da dieta low carb é sua contribuição para a prevenção do diabetes tipo 2. Por privilegiar o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, essa dieta reduz as chances de picos de insulina no organismo, diminuindo os riscos de desenvolvimento da doença. Até mesmo para quem já recebeu o diagnóstico de diabetes, a low carb se mostra uma boa opção, pois há pesquisas que indicam que indivíduos que seguiram essa dieta conseguiram controlar melhor a doença. É necessário esclarecer, no entanto, que não basta reduzir ou eliminar a ingestão de carboidratos da alimentação para atingir esses objetivos, porque, como algumas proteínas e gorduras também podem estimular a produção de insulina, apenas o nutricionista ou nutrólogo poderá prescrever uma dieta realmente adequada para atender às necessidades individuais de cada paciente, já que esses profissionais orientam não apenas a quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas a ser consumida, mas quais fontes desses nutrientes devem ser priorizadas.
De acordo com a nutricionista Cláudia Nascimento, da Medcenter, deve-se sempre privilegiar fontes de carboidratos integrais – como arroz e massas integrais – em detrimento dos refinados, além disso, optar pelo consumo de grãos, frutas e legumes em vez de alimentos industrializados é fundamental. Com as gorduras não é diferente. Há opções mais saudáveis que outras. Azeite, coco, castanhas e abacates, por exemplo, ricos em gorduras insaturadas, são mais benéficos que a gordura animal, que contribui para o aumento do LDL, o popular “colesterol ruim”.
Mas é claro que quando se fala em dieta não podemos ignorar o fator perda de peso e, nesse aspecto, a dieta low carb também apresenta uma vantagem em relação às demais. Por preconizar o consumo de boas proteínas e gorduras, ela tende a reduzir a sensação de fome, pois esses alimentos dão saciedade, o que não acontece com os carboidratos, sobretudo os refinados. Assim, a dieta favorece menor ingestão de alimentos, contribuindo para a perda de peso. Porém, como em qualquer dieta que busca o equilíbrio e um estilo de vida saudável, não existe milagre. Para garantir resultados benéficos e consistentes, a dieta low carb deve ser prescrita por um profissional especializado, capaz de avaliar se ela é indicada para o perfil do paciente, além de ser associada à prática de exercícios físicos regulares.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: