Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata


mãos masculinas segurando o laço azul, simbolo da campanha contra o câncer de próstata, com um fundo azul
A campanha Novembro Azul simboliza uma mudança de paradigma em relação à saúde masculina. Um dos principais objetivos da data é estimular a visita ao médico e facilitar a prevenção e o combate de uma doença muito comum ao sexo masculino: o câncer de próstata. Por isso, o dr. Gabriel Campos, urologista da Medcenter, esclarece algumas dúvidas sobre essa condição a fim de promover o debate e gerar conscientização.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula masculina que se localiza na parte baixa do abdome.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata?

As principais condições de risco incluem idade avançada, uma vez que a mortalidade da doença aumenta significantemente após os 50 anos, e o histórico familiar, que pode refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares – com excesso de gordura saturada – e o estilo de vida de risco de algumas famílias, com falta de exercício físico e sobrepeso.

Quais são os sinais e sintomas?

Na fase inicial, o tumor de próstata tem a evolução silenciosa. Vários pacientes não apresentam sintomas, mas, com o avançar da doença, podem aparecer sangramentos, desconforto urinário e dores ósseas, entre outros sinais. Por outro lado, no estágio avançado, o paciente pode apresentar infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quais os exames para a detecção precoce da doença?

A descoberta do câncer na fase inicial possibilita maior chance de cura e melhor resultado no tratamento. Por isso, é evidente a importância da realização de exames preventivos, como de sangue, para avaliação da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o toque retal.

Alguns dos principais sinais e sintomas da doença são:
  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.
Após a realização de alguns exames, o médico pode pedir avaliações complementares, como a biópsia, que poderá confirmar a presença de tumor.
Então, ao chegar a uma idade avançada, é de grande importância procurar um médico especialista para obter mais informações e realizar os exames apropriados.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: