Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Homeopatia: alternativa confiável para medicamentos tarja preta


um frasco de remédio aberto com pílulas dispersas ao lado
Terapia alternativa visa ao tratamento do paciente como um todo
Na última década, debates acerca da saúde mental cresceram exponencialmente, sobretudo nas mídias sociais. À medida que a população se tornou mais consciente sobre a necessidade de buscar ajuda profissional para problemas como depressão, ansiedade e insônia, o uso – muitas vezes indiscriminado – de medicamentos controlados se tornou uma realidade para milhões de pessoas. No entanto, a homeopatia pode ser eficaz no tratamento dessas condições, causando menor impacto à saúde.

Entendendo a homeopatia

A homeopatia é uma terapia alternativa criada pelo alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que visa estudar o paciente como um todo, e não só de forma fragmentada, tratando partes específicas do corpo humano.
A dra. Danielle Gregory, médica homeopata da Medcenter Copacabana, explica: “Cabe ao médico homeopata acolher a queixa do paciente, mas, ao mesmo tempo, analisar diversos outros aspectos, como seu comportamento, seu estilo de vida e sua forma de se comunicar, trazendo diversos questionamentos, a fim de traçar o perfil dele e sua história clínica, na qual estão inclusos os chamados sintomas mentais.”.
“Na homeopatia, existem medicamentos conhecidos como policrestos, que, além do eixo físico, também estão associados a sintomas mentais, ligados ao comportamento do paciente. Assim, o médico pode escolher um que esteja de acordo com as informações colhidas durante a consulta médica”, explica a especialista. E complementa: “Além dos medicamentos principais, a homeopatia também dispõe de uma infinidade de outros menores. O terapeuta homeopata pode utilizar um repertório no consultório – um grande livro que contém todos os sintomas – até os mais específicos e a medicação referente a eles.”.
É sempre aconselhável que o paciente busque adquirir seus medicamentos em farmácias homeopáticas, que dispõem de estrutura específica para a criação desses compostos.

Por que substituir os medicamentos tarja preta?

Os famosos medicamentos de uso psiquiátrico que recebem a faixa preta em sua caixa – em grande parte, ansiolíticos e antipsicóticos – são plenamente eficazes no processo terapêutico de muitos pacientes. No entanto, requerem prescrição e acompanhamento de um profissional confiável, pois são substâncias que necessitam de controle, uma vez que alteram o estado psíquico e podem causar riscos à saúde, como dependência física e psíquica, bem como diferentes efeitos adversos quando usados de forma indiscriminada.

Como a homeopatia pode ajudar esses transtornos mentais?

Tanto o paciente em final de tratamento psiquiátrico – em desmame dos medicamentos – como aqueles que procuram a homeopatia para cuidar de seus distúrbios de origem psíquica apresentam boa resposta clínica à homeopatia, com menores efeitos colaterais no organismo.
Ainda que o paciente abandone a medicação psiquiátrica tradicional e opte pela abordagem homeopática, é possível se manter estável, com redução da chance de remissão do quadro clínico e sem contraindicações. Portanto, para todos os casos, é interessante recorrer a essa terapia.
Além dos tratamentos psiquiátricos, a homeopatia também é muito procurada para a substituição de medicamentos de labirintite e para o cuidado de alergias respiratórias, gastrite, enxaqueca e refluxo gastresofágico, entre outras patologias nas quais são observadas respostas satisfatórias.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: