Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Hemorroidas: causas, sintomas, tratamentos e prevenção


vacinação contra a gripe
A condição está intimamente ligada a hábitos do cotidiano
Apesar de afetar milhões de pessoas todos os anos no Brasil, as hemorroidas ainda são um grande tabu para a sociedade, portanto, é importante discutir sobre suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis. Trata-se da dilatação de um plexo – conjunto de artérias e veias que fica ao redor do ânus ou do reto e em grande parte dos casos são inofensivas. Durante o processo digestivo, a movimentação do intestino faz com que esses vasos sanguíneos se dilatem e voltem ao normal em seguida. Porém, esforços acima do comum podem dificultar a drenagem do sangue, dando origem a essa condição.
Segundo o dr. Daniel Kushnir, proctologista da Medcenter, as causas das hemorroidas estão, na maioria das vezes, relacionadas com hábitos cotidianos, como má alimentação e sedentarismo. “Uma dieta pobre em fibras, aliada à falta de hidratação constante, pode dificultar a evacuação, causando o que conhecemos como prisão de ventre, que, por consequência, faz com que os vasos sanguíneos da região anal e do reto sejam submetidos a maiores esforços. Outros fatores, como gravidez, obesidade e falta de atividades físicas regulares, também podem acarretar esforços acima do comum”, explica o especialista.
O principal sintoma – responsável pela maior parte da procura por consultas com proctologistas – é a hematoquezia, ou seja, o sangramento ao evacuar. Sinais como dor, coceira e a presença de caroços na região anal, apesar de serem frequentemente associados às hemorroidas, podem ser causados por outras condições, logo, é importante não os ignorar. Da mesma forma, existem diversas outras complicações graves na região anal que, nos primeiros sinais, precisam da atenção de um médico. A automedicação nunca é aconselhável.
Já os tratamentos mais comuns podem ser tanto tópicos e caseiros – com o uso de pomadas e supositórios prescritos por um médico – quanto clínicos, como a cirurgia de remoção das veias dilatadas e a ligadura elástica, que consiste no estrangulamento dos vasos.
Para prevenir o aparecimento das hemorroidas, algumas medidas simples e eficazes devem ser adotadas no dia a dia: manter uma dieta balanceada e rica em fibras; ingerir bastante líquido regularmente; evitar o consumo de bebidas alcóolicas; priorizar papéis higiênicos confortáveis; permanecer no vaso sanitário apenas o tempo necessário e evitar passar longos períodos sentado na mesma posição.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: