Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Verão: como cuidar da pele e dos cabelos durante a estação


mulher passando protetor solar na praia
Altas temperaturas e radiação solar estão entre os fatores que podem prejudicar o corpo
Com o verão se aproximando, surge o ânimo para escapadas a praias, piscinas, clubes e passeios ao ar livre. No entanto, para curtir a estação com saúde, é preciso atentar aos cuidados com a corpo – principalmente a pele e os cabelos –, pois a exposição constante ao sol e o contato com a água do mar e da piscina podem prejudicá-los. Por isso, a dra. Aline Concato, dermatologista da Medcenter, esclarece dúvidas e dá dicas para um verão sem riscos.

Filtro solar, uma proteção indispensável

Com a intensificação do verão, também aumenta a incidência dos raios UV na atmosfera. A radiação ultravioleta penetra na pele e tem efeito cumulativo, danificando o DNA das células e provocando lesões e doenças como o câncer, em caso de exposição prolongada e desprotegida ao sol.
“Por isso, não é segredo que o filtro solar é um auxílio indispensável não só para o verão, mas para o ano todo. Loções à prova d’água com fator de proteção solar 30 ou superior são capazes de proteger a pele e evitar riscos”, salienta a dra. Aline.

Madeixas bonitas e sedosas

Os comerciais televisivos enganam: manter um cabelo impecável após um mergulho no mar ou na piscina não é tão fácil assim. Isso acontece porque a água salgada e o cloro podem danificar a saúde dos fios.
“A alta concentração de sal da água do mar provoca a abertura das cutículas capilares e deixa os fios mais porosos, o que gera frizz e ressecamento. O cloro, por sua vez, possui um pH ácido que pode penetrar as escamas internas, deixando os fios frágeis, quebradiços e opacos”, explica a dra. Aline.
Para evitar esse problema, lavar os cabelos antes de entrar na piscina ou no mar e imediatamente após sair, além da hidratação de rotina, é importante para manter os fios saudáveis e brilhosos. No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele e água fria ou morna para evitar seu ressecamento.

Compondo o look ideal para o verão

Por causa das altas temperaturas, é importante utilizar roupas com tecidos de fibras leves, como algodão e linho, que permitem a respiração da pele. Cores claras são a melhor opção, pois refletem parte dos raios UV, regulando melhor a temperatura do corpo. Acessórios como chapéus, bonés e óculos de sol confiáveis também são bastante úteis na proteção.

Hidratação é para o corpo todo

Não são só os cabelos e a pele que precisam se manter hidratados durante o verão. As altas temperaturas também demandam maior consumo de água, sucos naturais e alimentos refrescantes, que, além de prevenirem uma série de doenças, ajudam a regular a temperatura corporal e são a melhor opção de skincare, pois deixam o cabelo, a pele e as unhas bonitos e saudáveis.
“Algumas dicas de alimentos que combinam com a estação são arroz integral, feijão, cenoura, abóbora, espinafre, agrião e frutas como banana, melancia e abacate”, acrescenta a dra. Aline.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: